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Projetos ajudam a atrair meninas para cursos da área de exatas

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Data Publicação

03/02/2025

06:03h

A participacao feminina e de extrema importancia em diversos setores de nossa sociedade, mas ha um campo no qual elas vem ganhando cada vez mais espaco: a ciencia. Nomes como Caroline Herschel, na astronomia, Ada Lovelace, na computacao, e Marie Curie, na quimica, sao classicos em suas respectivas areas. Apesar dos avancos, a disparidade de genero ainda e uma realidade, com mulheres enfrentando desafios e preconceitos que as impedem de alcancar seu pleno potencial. Para lembrar a importancia das mulheres em um campo tao importante, em 11 de fevereiro, o mundo se une para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciencia, uma data que busca reconhecer e valorizar a importancia da participacao feminina na ciencia e tecnologia.

Em Brasilia, iniciativas inspiram jovens mulheres a seguirem carreira na ciencia, desmistificando desafios e abrindo portas para o futuro academico. Uma das mais importantes e o Meninas.comp, projeto que incentiva garotas de escolas publicas do Distrito Federal a ingressarem em cursos de ciencia, tecnologia, engenharia e matematica (STEM), areas tradicionalmente dominadas por homens.

Criadora da iniciativa, a professora e pesquisadora do Departamento de Ciencias da Computacao (CIC) da Universidade de Brasilia (UnB), Aleteia Favacho, 49 anos, avalia que falta incentivo para as meninas ingressarem nas areas de exatas. Ao entrar na graduacao, ela percebeu que havia algo em falta: referencias femininas na ciencia da computacao. "Eu conhecia Bill Gates e Steve Jobs, mas nunca tinha ouvido falar de uma mulher na area. As meninas precisam ver que existem mulheres na ciencia e que elas tambem podem ocupar esse espaco", afirma.

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Emily Bernardes, 21, cursa engenharia de redes e comunicacao e participa do projeto. Integrar a iniciativa nao apenas mudou os rumos da carreira dela, mas tambem transformou sua visao sobre o papel das mulheres na tecnologia. "Passei a enxergar que tenho espaco no mercado e que posso competir de igual para igual", diz.

Alem da tecnologia, acoes no campo da fisica vem ganhando destaque. Umas das que mais se destacam no DF e o "Atraindo meninas para Fisica", do Instituto de Fisica (IF) da UnB, criado pela professora Adriana Ibaldo, 43. A iniciativa atendeu mais de 3.500 estudantes no Distrito Federal e Entorno e busca entender as barreiras que afastam as mulheres da fisica. Alem disso, ha proposta de acoes afirmativas e politicas publicas para fixar talentos femininos na area. "Precisamos de dados concretos para agir de forma eficiente. Nao basta apenas incentivar, e preciso entender os gargalos e combate-los", ressalta.

Suellen Marinho, 26, cursa licenciatura em quimica e e uma das integrantes do projeto. Para ela, a pesquisa, que explora a quimica das tintas e a relacao entre ciencia e contexto historico, ampliou sua visao sobre o campo de atuacao da quimica. "A ciencia nao e uma area isolada. A quimica transita por todas as areas do conhecimento, e quero mostrar isso para meus futuros alunos", comenta. O projeto reforcou sua crenca de que a presenca de mulheres na ciencia vai alem da estatistica: e uma questao de visibilidade e incentivo para novas geracoes. "Ainda ha uma ideia enraizada de que a mulher precisa escolher carreiras ligadas ao cuidado, como enfermagem e pedagogia", critica.

Alem das instituicoes publicas, as faculdades particulares da capital tem acoes que buscam ampliar o espaco das mulheres na ciencia com politicas de incentivo a pesquisa e a extensao, como e o caso do Centro Universitario de Brasilia (Ceub). Segundo a assessora de projetos de extensao do Ceub, Fernanda Vinhais, todos os editais academicos contemplam as necessidades de estudantes gestantes e outros grupos minoritarios, com atencao especial as mulheres que enfrentam desafios especificos na trajetoria academica.

O Ceub tambem acompanha iniciativas dos proprios estudantes. Um exemplo e um projeto criado pelo Diretorio Central dos Estudantes (DCE), que propos a criacao de um espaco dentro da universidade para acolher alunas gestantes e maes de recem-nascidos. "A ideia inclui um ambiente adequado para o aleitamento, alem de um espaco infantil para que as maes possam trazer seus bebes e estudarem com mais tranquilidade", destaca Fernanda. A proposta esta em analise pela Reitoria.

Uma das beneficiadas por esse tipo de olhar foi Rebecca Ribeiro, 32. Ela comecou sua trajetoria na ciencia durante a graduacao e enfrentou o desafio de conciliar a maternidade com a pesquisa. "No inicio, achei que nao conseguiria dar conta, mas tive apoio e segui em frente. Hoje, vejo como essa experiencia mudou minha trajetoria", conta. Seu projeto de iniciacao cientifica, que investigou a relacao entre o tipo de pre-natal e a depressao pos-parto, rendeu-lhe um premio de destaque na iniciacao cientifica

A falta de referencias femininas na ciencia sempre foi um desafio. Essa realidade, no entanto, esta mudando gracas a presenca crescente de pesquisadoras que abordam temas antes invisibilizados. Segundo a pesquisadora da area de psicologia Luana Souza, 37, ter mulheres ocupando espacos na ciencia nao e apenas uma questao de equidade, mas tambem de avanco do conhecimento. "A diversidade traz novas perspectivas e enriquece o campo academico", afirma.

A pesquisadora acredita que essa mudanca esta em curso: "Hoje, vemos mais mulheres em cargos de lideranca e em areas antes dominadas por homens, como tecnologia e engenharia. Ainda ha desafios, mas estamos caminhando para um cenario mais igualitario". Para que essa transformacao continue, ela reforca a necessidade de investimentos em programas de incentivo e da construcao de um ambiente academico mais acolhedor para as pesquisadoras.

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Programa de Pos-Graduacao Total de Alunos (Geral) Alunas (Feminino)

Alunos (Masculino)

Matematica 129 44 85

Estatistica 29 13 16

Informatica 154 19 135

Computacao Aplicada 108 20 88

Ensino de Fisica 30 1 29

Fisica 73 12 61

Quimica 118 54 64

Geociencias 76 34 42

Geologia 122 52 70

Total 839 249 590

Area de Estudo Total de Alunos Alunas (Feminino)

Alunos (Masculino)

Saude e Ciencias da Vida 4.569 3.366 1.203

Faculdade Juridica (Direito e Relacoes Internacionais) 3.424 1.979 1.445

Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 3.798 1.133 2.665